Dando continuidade aos programas sócio-ambientais e ações mitigadoras na região da BR-429/RO, o DNIT, através de Fundação Ricardo Franco (FRF), realiza reuniões e audiências públicas nos seis municípios de influência da rodovia para apresentar a minuta do Plano Diretor aos prefeitos, secretariado e população.
Os trabalhos são apresentados pelos consultores da FRF,Haroldo Barbosa Filho e Rafael Resende Costa, que estão acompanhados pelo também consultor da FRF João de Siqueira, da Coordenadora do Projeto BR-429/RO Fernanda Helena Leite e a Consultora do DNIT/Brasília Maria Elzenira Rebouças.
As audiências e reuniões com os gestores tiveram início na segunda-feira (07), nos municípios de Alvorada D’Oeste e São Miguel do Guaporé, seguidas pelos municípios de Nova Brasilândia, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques, onde os trabalhos foram encerrados na sexta-feira (11).
De acordo com os consultores da FRF, tanto os governantes como a população tem recebido muito bem a equipe e participado de forma considerável para a construção de um plano diretor dentro das vocações de cada município.
A elaboração do Plano Diretor dos municípios ao longo da BR-429/RO, faz parte do Programa de Apoio às Prefeituras que tem por objetivo elaborar projetos de intervenção urbana e diretrizes de uso e ocupação do solo, além de sugestão de alterações pontuais na legislação municipal vigente para proporcionar aos munícipes um desenvolvimento social e econômico sustentável em função da pavimentação da rodovia.