22 de mai. de 2012

Livros sobre o “Saci Pantaneiro” são lançados no aniversário de Anastácio

As publicações são uma estratégia para inserir a educação ambiental, de forma criativa, no currículo das escolas de Corumbá, Miranda e Anastácio

Na noite de 2 de maio, no Centro de Eventos Cláudio Valério, em Anastácio (MS), foram lançados dois livros organizados pela professora Christiane Gioppo: O Saci do Pantanal e O Saci Assobiador (Kali Héui Húmikoti, em Terena – o livro conta com um texto traduzido para a língua indígena). As publicações foram produzidas com a participação de professores de Corumbá, Miranda e Anastácio, que assistiram as oficinas de educação ambiental promovidas pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) e ministradas pela professora Gioppo.


A noite cultural foi um dos eventos de comemoração do aniversário da cidade e contou com a presença do prefeito Douglas Figueiredo e a primeira dama Cynthia Anastácio. Compartilharam a mesa de autoridades os escritores Ariosto dos Santos, Rubenio Marcelo e Christiane Gioppo; o presidente da câmara Laércio Valério; o secretário de Cultura José Édson dos Santos; o jornalista e escritor José Pedro Frazão; o professor e escritor Ariosto dos Santos e o escritor Rubenio Marcelo.

Na oportunidade, Gioppo ressaltou a importância de sua pesquisa sobre o personagem Saci no imaginário dos professores e alunos como indutor do desenvolvimento da educação ambiental nas escolas. As obras serão distribuídas para os professores que participaram do programa nas três cidades.

A autora entregou um exemplar de cada obra ao prefeito Douglas Figueiredo; à secretária de Educação, professora Severina da Silva Valério; aos diretores das escolas participantes do projeto em Anastácio, professor José Batista da Silva (Escola Roberto Scaff) e Rosemary de Cássia Carlos Canhete (Escola Jardim Independência).

O Programa de Educação Ambiental, que organiza as oficinas, acontece durante as obras de recuperação da BR 262, no trecho entre Anastácio e Corumbá. O ITTI é parceiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), órgão responsável pela reforma na rodovia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...