No dia 29/10, no Centro Comunitário da Vila de Passagem, estiveram reunidos o Coordenador Geral do Projeto AES Sul na Comunidade (Educar para Transformar), Antônio Flavio Nunes e a Equipe Social do Reassentamento (STE S.A.) para explicar aos pais sobre a participação das crianças, no dia 06/11, no Planeta do Saber. As ações consistem na montagem de tenda com experimentos científicos, maquetes interativas com atividades demonstrativas e teatro. O local abriga uma estrutura cênica para 700 espectadores que são conduzidos a um espaço projetado para estimular os aspectos sensoriais, com abordagem dos temas transversais da água, lixo e mobilidade urbana.
O convite para realização do espetáculo para as crianças da Vila surgiu após a efetivação da parceria, no mês de abril, para a confecção de 4 mil instrumentos musicais produzidos com material reciclável para o projeto da AES Sul.
Os instrumentos foram construídos em cinco etapas pelos recicladores, orientados pelo Artista Plástico, Eduardo Nunes e foram utilizados nas ações realizadas em seminários com professores dos 39 municípios da área de concessão da AES Sul. A entrega final foi no mês de outubro e a contrapartida será revertida em equipamentos para a montagem da cozinha do galpão de reciclagem. Nesse projeto são parceiros a Concessionária (AES Sul), o DNIT (Equipe Social), a Prefeitura de Canoas e os recicladores do Galpão de Reciclagem da Vila de Passagem.
Conforme Flávio, o espetáculo para as crianças será uma ação extra, não incluída na programação do projeto que encerra no mês de dezembro. A Concessionária disponibilizará também transporte e lanche para o evento que acontece no Centro Olímpico Municipal, no Bairro Igara, em Canoas, com início às 18 h e 30 min.