O Programa de Educação Ambiental da BR-158/Norte realiza trabalhos com as comunidades para informar e estabelecer um relacionamento construtivo entre e a população local e empreendimento.
No dia 18/10/2012, a equipe de Educação Ambiental esteve acompanhando a educação patrimonial realizada em visitas a casas de famílias lindeiras da BR-158 Norte e nos canteiros de obras da pavimentação.
A visita teve como objetivo focar a importância pelo cuidado sobre os vestígios de sítios arqueológicos encontrados nas proximidades da BR-158 Norte.
A equipe da Educação Patrimonial explicou para as comunidades o que é Sítio Arqueológico e o seu significado. Foi abordado também que nesse lugar encontram-se vestígios de vidas e culturas dos povos do passado, como restos de ossadas e materiais antigos. Sendo que estes vestígios podem ser encontrados na superfície do solo.
Em algumas áreas do lote 1B foram encontrados pedaços de cerâmica e por esta razão a Construtora Agrimat deverá respeitar esse local. Essa área será interditada até que seja executado realizado o resgate dos artefatos arqueológicos destes novos sítios identificados.
O técnico da educação patrimonial orientou aos operários a informar a Gestão Ambiental da BR-158 Norte/DNIT ou a equipe da Educação Patrimonial, caso encontrem algum vestígio arqueológico durante as obras.
A Gestão Ambiental da BR-158 Norte/DNIT contribui para que junto à nova estrada haja respeito ao meio ambiente e preservação dos sítios arqueológicos locais.