O descarregamento das “camisas metálicas” requer o uso de guindastes. Para a operação de retirada do caminhão transportador e depósito na frente de obras, é necessários, em alguns momentos, da interrupção em curto espaço de tempo, do fluxo da rodovia.
Outra recomendação feita pelo DNIT e pela Polícia Rodoviária Federal é quanto aos motoristas que, ao avistarem os trabalhos, param os veículos junto ao acostamento. Além de tumultuar o tráfego da rodovia, a parada expõe os usuários a acidentes. Pedestres devem manter distância dos trabalhos na frente de obras ou aproximar-se para acompanhar os trabalhos.
Todo o processo de carga e descarga de equipamentos e suprimentos é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna e por profissionais treinados pelas empresas responsáveis pelo transporte e alocação. Pelas dimensões dos equipamentos, são utilizados transportes especiais para comportar a carga, sendo que muitos destes caminhões são acompanhados por escolta para se distanciar do fluxo da rodovia.
Transporte requer atenção dos motoristas – Nas próximas semanas, os usuários da BR-101 Sul devem redobrar os cuidados ao trafegar pelo trecho em obras entre o km 312 ao km 314, em Laguna. O consórcio executor das estruturas de obras da ponte sobre o Canal de Laranjeiras estará transportando e alocando equipamentos neste segmento da rodovia federal.
Segundo Polícia Rodoviária Federal de Tubarão, os motoristas devem manter distância mínima de 20 metros do veículo que transporta a estrutura. É preciso também manter distância lateral, por isso, ultrapassagens não são recomendadas, mesmo em trechos com pistas duplicadas. Chegando a frente de obras, os motoristas devem atentar, agora, aos trabalhos de manobra do caminhão de transporte deposito dos equipamentos.
Observe e respeite a sinalização que indica a velocidade máxima de 80 km/h neste segmento da rodovia e, quando avistar os trabalhos de descarga, reduza a velocidade. O trecho entre o km 312 ao km 314 segue em pista simples, com alta densidade urbana, com fluxo constante de pedestres. A PRF e o DNIT pedem ainda atenção para a saída dos trechos duplicados para a pista simples, onde o tráfego é feito em mão-dupla.