“Estamos muito felizes pelo que esta acontecendo em nossas vidas. A cada dia é uma novidade. Nos sentimos pessoas transformadas”, declara José Fagundes, Coordenador do Galpão de Reciclagem da Vila de Passagem, em Canoas, durante a cerimônia de entrega da cozinha doada pela Concessionária de Energia, AES Sul por meio de parceria com o DNIT/RS pela Gestão Ambiental da BR-448 (STE S.A.) e a Prefeitura de Canoas, realizada no dia 10/12. Evento de celebração para os moradores e recicladores do local, o momento comemorou a parceria iniciada em abril, entre os trabalhadores do galpão e a empresa AES Sul com a confecção de 4.000 mil instrumentos musicais construídos com material reciclado e utilizado nos seminários do projeto “Educar para Transformar” da concessionária.
A cerimônia também foi marcada por agradecimentos dos órgãos envolvidos no Processo de Reassentamento da rodovia, observada pela fala do Coordenador de Meio Ambiente da STE, empresa que implementa a Gestão Ambiental da BR-448, Engenheiro Adriano Panazzolo. “Só tenho a agradecer pela parceria. Ver que a vida dessas famílias está melhorando é o melhor que poderia acontecer neste ano”, desabafa.
O DNIT representado pelo Superintendente no estado, Engenheiro Pedro Luzardo Gomes, agradeceu a parceria e o empenho das famílias para a concretização de mais um momento importante. “Falar dessa comunidade e de tudo o que passou é uma alegria. Parabenizo os recicladores por fazerem a mudança acontecer e o recebimento deste prêmio junto com a AES Sul. O sonho não termina nunca, em breve estarão nas suas casas definitivas, um direito adquirido por vocês”, enfatiza.
Eduardo Girardi, Diretor de Operações da AES Sul lembrou que a transformação começa com a participação, viemos dizer que o caminho é este. Estamos retribuindo o trabalho de vocês.
Para finalizar o evento, a Vice Prefeita em exercício de Canoas, Beth Colombo resgatou o processo de reassentamento da Vila do Dique assumido pela administração e o trabalho em parceria com o DNIT. “As transformações que aconteceram ao longo do processo de reassentamento aconteceram dada a disponibilidade e o caráter de cada membro da comunidade e das instituições que representam o projeto.”
Após, foi descerrada a fita inaugural e os recicladores foram convidados a conhecer o espaço, que conta com fogão a gás, microondas, geladeira, mesa, armários, pia,louças e talheres. A cerimônia contou também com a presença da equipe de Gestão Ambiental da rodovia, secretários municipais e comunidade.